FERNANDA YAMAMOTO + COMAS

FERNANDA YAMAMOTO + COMAS

2022-06-22

UPCYCLING, EM NOVA PARCERIA COM A COMAS

Radicada em São Paulo desde 2004, a uruguaia Agustina Comas, nome que virou referência na técnica de upcycling, é nossa parceira há anos e está sempre envolvida nos projetos de reaproveitamento de materiais aqui no ateliê. 

Agus costuma dizer que upcycling é o “método que pode ajudar quem quer consertar o mundo, mas não sabe por onde começar. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos fora de uso e descartados em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. 

A Comas, marca da designer, tem a missão de disseminar esse conceito de maneira prática e teórica, tendo em vista a urgência das questões relacionadas aos resíduos na cadeia têxtil e da confecção.

Agus conta um pouco da história que está por trás das peças que estamos lançando nesse inverno, feitas com lã que ela trouxe na mala do Uruguai.

 

Conte-nos qual a história da lã utilizada nos casacos?

Por princípio e meio que um vício de uma pessoa que trabalha com upcycling, eu vinha guardando diversos materiais têxteis no meu galpão desde 2008. No ano passado, eu decidi fazer um bazar com todo esse estoque, pois estava de mudança para um espaço menor. 

Foi então que a Fernanda comprou um lote de mangas, feitas em lã nobre, que eu havia trazido do Uruguai e estavam comigo há 14 anos, um verdadeiro xodó para mim. Só não sofri para me desfazer delas porque sabia que estavam indo para boas mãos e seriam muito bem utilizadas. 

 

Você chegou a usar parte dessas mangas na sua marca?

Sim, eu cheguei a confeccionar um colete na In Use – minha antiga marca, que vendia na Fernanda Yamamoto Convida. É uma lã merino, de super qualidade, não forma bolinha, permanece impecável. 

 

O que você achou dos casacos criados pela equipe Fernanda Yamamoto?

A Valeria da Cunha, que coordenou esse processo criativo, é minha amiga, trabalhamos juntas no Uruguai e eu quem a apresentei para Fernanda. Achei demais a interseção das nossas marcas e a solução que ela encontrou para o reaproveitamento das mangas. Tem um frescor, um traço característico da marca. 

A equipe Fernanda Yamamoto tem sempre uma sacada de estilo que surpreende e encanta.

 

Sobre as peças

Cada casaco utiliza quatro mangas na confecção, que são unidas por uma técnica de crochê, ponto a ponto, num trabalho totalmente manual.  Nossa equipe fez vários estudos e optamos por esse formato que não deixa evidente o reaproveitamento de material. Elegemos a técnica dos nós, já empregada em outras coleções, para criarmos uma textura nas peças, tudo feito à mão.

Os casacos são mais curtos na frente e alongados nas costas e estão disponíveis nas cores verde e azul. 

 

 

#upcycling #fernandayamamoto #reaproveitamento #modasustentável #modaconsciente #augustinacomas #lãmerino #casaco #feitoàmão

Fernanda Yamamoto usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.