O vestir, para nós, vai muito além dos tecidos, linhas e tramas. A roupa exterioriza nossos valores, mostra caminhos, demonstra afeto e criatividade. Criamos para mulheres e homens com personalidades singulares, mas com muito em comum: pessoas que acreditam que o vestir é se expressar e dar liberdade ao próprio corpo.
NOSSA EQUIPE
NO QUE ACREDITAMOS
Na moda como forma de expressão e ferramenta de transformação
Em nossa criação
A criação é parte inerente ao nosso cotidiano. Criar não é um ato genial a partir de uma folha em branco, mas sim imprimir um olhar muito pessoal e único sobre uma modelagem, uma técnica antiga ou um processo estudado. Criamos a partir das bagagens de cada um e de nossa própria história. O criar também é um ato de generosidade e de troca: elevamos as qualidades de um trabalho pelas relações que estabelecemos com a nossa própria equipe, parceiros e colaboradores externos.
Na valorização do processo e na busca incansável do domínio técnico
Para nós, o processo é fundamental. Experimentamos muito e nos permitimos errar. O erro faz parte do caminho que nunca é linear. São idas e vindas, um percurso tortuoso, cheio de nuances, imprevistos e descobertas, no qual buscamos exaustivamente o domínio técnico de construção da roupa e da manipulação dos materiais.
No ápice criativo e de experimentação de uma coleção conceitual
Acreditamos que os nossos desfiles são oportunidades para levarmos a experimentação de processos, construção e apresentação a limites dos nossos sonhos, sem nenhuma amarra comercial. Desfilamos “apenas” uma vez ao ano porque precisamos de tempo para experimentar, mergulhar em um universo totalmente novo e reinterpretá-lo a nossa maneira. Participamos do SPFW (São Paulo Fashion Week) desde 2010 e temos orgulho dos desfiles nos quais desvelamos novos universos, como a renda renascença por meio do Cariri paraibano, o tingimento natural por meio da Comunidade Yuba, ou o Upcycling, com uma coleção totalmente feita a partir de coleções antigas.
No trabalho manual
O trabalho manual vai muito além de se fazer uma roupa, pois joga luz sobre o ser humano por trás de seu processo. Nosso trabalho também resgata fazeres ancestrais, sempre reinterpretados sob uma ótica muito própria e contemporânea: um trabalho artesanal-contemporâneo.
Nas relações transformadoras
Acreditamos nas relações verdadeiras construídas num largo período de tempo. Relações baseadas em transparência e aprendizado com clientes, funcionários, fornecedores, colaboradores, comunidades e ONGs. Acreditamos na valorização de todos esses agentes, nas iniciativas valiosas nas quais fazemos conexões com saberes e pessoas, ensinando e aprendendo, experiências que determinam um conjunto de valores que norteiam nossas ações e a forma como nos relacionamos uns com os outros. Enxergamos a moda como uma ferramenta de transformação e de empoderamento.
No conhecimento compartilhado
Temos prazer em compartilhar técnicas e processos. Há anos abrimos a nossa casa-ateliê para falar de nosso processo criativo com as já conhecidas visitas guiadas, nas quais recebemos inúmeros grupos de clientes, estudantes e profissionais da área para decupar o mítico processo criativo. Também iniciamos uma série de oficinas gratuitas no IGTV com nossa equipe e parceiros. Não monetizaremos esse conhecimento, pois não existe nenhum segredo ou receita que não possamos dividir: o nosso fazer é autêntico e verdadeiro. Acreditamos que somos imensamente beneficiados ao compartilhar nosso conhecimento: é um respiro podermos refletir sobre uma determinada prática. Tocando o outro e mostrando tudo o que existe por trás de nossas roupas, conectamos pessoas, disseminamos nossos valores e efetivamente contribuímos para que tenhamos um consumo consciente.
Na atemporalidade
O nosso tempo é dilatado. Não é um tempo do fast fashion, do supérfluo e do descartável. Trabalhamos com o slow fashion: cada modelo que produzimos é um estudo de modelagem, costura e acabamento num constante aprendizado. Acreditamos que uma peça de roupa FY deve acompanhar quem a veste por muitos anos. No entanto, assim como nos transformamos ao longo do tempo, uma peça FY pode também se transformar e ganhar novo significado e sentido. Por isso, criamos o projeto FY Ressignifica, no qual a equipe de estilo sugere a transformação de peças para atender a uma nova necessidade em um processo criativo desenvolvido em conjunto com a cliente e a nossa equipe.