UPCYCLING

UPCYCLING

2020-10-01

Quem se interessa por moda sustentável certamente já ouviu falar de upcycling, que nada mais é do que conferir um novo propósito a materiais que seriam descartados, agregando valor através do design e criatividade, aumentando assim o ciclo de vida do produto.

Em 2019, a técnica de upcycling tomou contou do nosso ateliê! Para comemorar os 10 anos da marca, decidimos levar à passarela do São Paulo Fashion Week um desfile comemorativo com looks construídos com os tecidos, golas, cós e bolsos e demais partes de centenas de peças apresentadas em desfiles anteriores.

Para isso, desconstruímos peças icônicas, como as das coleções Histórias Rendadas e Comunidade Yuba, depois de passar por um workshop com nossa parceira Agustina Comas, estilista especialista em upcycling.

Nesse exercício criativo minuciosamente artesanal retrabalhamos os tecidos com técnicas já dominadas pelo ateliê, como o plissado, o rebordado, a feltragem, a alfaiataria, capitonê, shibori. Crinolinas e zíperes, formas geométricas e modelagens amplas conectaram os novos modelos. 

Foi um desafio resgatar o passado e dar um novo significado a tudo o que representa a nossa história. Foi também um exercício de desapego, de autocrítica e de testar novas possibilidades.  Durante todo o processo, nos deparamos com momentos surpreendentes como, por exemplo, a construção de um único casaco com outros onze vestidos, ou algumas peças que levaram muito mais tempo para ficarem prontas do que pelo método convencional.

Parte dessa coleção foi doada para o acervo de moda do SENAC- SP para que possa servir de inspiração às próximas gerações de profissionais do segmento. Sabemos que, cada vez mais, o upcycling deixa de ser um caminho adotado por um nicho de mercado passando a ser uma prática sistemática por grandes empresas do segmento têxtil para solucionar, mesmo que ainda de maneira tímida, os estoques gigantes que sobram a cada troca de coleção.

Outra ação importante que desenvolvemos para reaproveitamento de materiais foi a linha SOMAMOS, que traz kits com tecidos recortados e todos os apetrechos necessários para a confecção manual de casaco, blusa ou lenço, no mais puro modelo ‘Faça Você Mesmo’. Todos os tecidos que compõem os kits são retalhos de coleções anteriores ou fazem parte do estoque da marca.

Além de reforçar a importância do upcycling, SOMAMOS também incentiva o “fazer manual” como uma oportunidade de introspecção, a impressão de um olhar pessoal à peça e, acima de tudo, como um momento de diversão.

O kit vem numa linda embalagem reciclada criada pelo Estúdio Ratorói - @ratoroi - com o processo Byeplastic a partir do reaproveitamento de sacos plásticos, embalagens e excedentes industriais com auxílio de cooperativas e pequenas recicladoras.

 

 

Fernanda Yamamoto usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.