SOMOS

SOMOS

2020-11-13

SOMOS: fashion filme que traz reflexões linguísticas, espelhamentos sonoros e combinações de palavras sobre o nosso tempo. Só Somos Nós.

Harmonia e ruído, solidão e soma, o volátil e o que fica. Ecos e significados de um ano intenso que ainda não terminou nortearam nossa apresentação na São Paulo Fashion Week N50, primeira edição do evento realizada totalmente de modo virtual. 

O filme parte de uma série de palíndromos - palavras ou frases que podem ser lidas da esquerda para a direita ou no sentido contrário, mantendo o mesmo sentido --  e faz pensar  sobre os significados que encontramos, apenas se mudarmos a direção de nosso olhar. "Ar é breve reverbera",  “ o breve é verbo”, “sós, somos, somamos, somávamos,  ‘ a sua pausa a tua pauta” , "amo soma, mãos soam", "o nosso nó" são algumas das (combinações de) palavras que podem ser vistas e ouvidas.

Criados pela designer Clarisse Romeiro, os palíndromos ganham vida e voz, no vídeo com direção criativa de Italo Massaro e na trilha original executada pelo Coral Jovem do Estado num reencontro com a nossa marca. Eles também são vistos nas estampas criadas por Romeiro em parceria com a equipe FY e aplicadas aos tecidos, num processo manual e minucioso. 

Combinações e vazios, entre o indivíduo e o coletivo, entre o só e a soma oferecem camadas de interpretação,  num trabalho feito  em colaboração, mas à distância. Não à toa, o vídeo recebe o título SOMOS, verbo ressignificado durante os últimos meses de isolamento social e que sempre esteve presente em nosso trabalho, valorizando o coletivo e a troca. 

Composição

Quando pensamos em musicar os palíndromos,  logo decidimos procurar o  Coral Jovem do Estado, que já tinham feito uma performance ao vivo em nosso desfile no SPFW, em 2019.  Desta vez, o envolvimento do grupo foi além:  os integrantes do coral compuseram uma música a muitas mãos.  Depois de um exercício individual de improvisação em cima dos jogos de palavras e  ideias apontadas em reuniões com nossa equipe, que resultou em pequenas peças, os jovens músicos criaram um roteiro do que viria a ser a obra final. Ficou então a cargo do violinista e editor Paulo Galvão escrever a partitura, um guia para os alunos poderem cantar a sua parte, em suas casas, com seus respectivos recursos. 

Primeira composição coletiva do coral, SOMOS é o resultado de um trabalho que, de forma orgânica, combinou precisão de afinação e de ritmo à improvisação. O projeto acabou revelando uma faceta de compositores em alguns alunos.  O Coral Jovem do Estado é composto por 44 cantores, bolsistas, que se dedicam a algumas vertentes do canto – lírico, popular, barroco - propondo vivências artísticas em diferentes linguagens vocais. Acesse a loja Online Fernanda Yamamoto!

Clique aqui e confira o vídeo na íntegra.

Confira também na loja: Saia pregas

Fernanda Yamamoto usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.