LINHA QUIMONO

LINHA QUIMONO

2022-04-10

 

O Ateliê FY está lançando uma linha desenvolvida a partir dos looks apresentados no SPFW N52. Para elaborar a coleção do desfile, o ponto de partida foram peças selecionadas do acervo do figurino do teatro da Comunidade Yuba, com quem desenvolvemos o projeto de exposição da semana de moda, reforçando nossa a parceria de anos.

Recebemos uma infinidade de itens e optamos por trabalhar com três quimonos confeccionados com sacos de ração de galinhas da década de 30, que foram reconstruídos e inspiraram a criação de outros looks do desfile.

Segundo Kisaburo, designer japonês mestre em quimonos, esse item tradicional do vestuário japonês é uma peça sustentável que pode ser costurada sem deixar resíduo de tecidos, e que veste formatos diferentes de corpos.

A nova linha traz peças sofisticadas e versáteis, com silhueta ampla que podem ser acinturadas com fitas, vestindo diversos corpos e tamanhos grandes. A modelagem segue a lógica da construção de quimonos, em forma geométrica feita a partir de retângulos. Com formas arquitetônicas, os vestidos e casacos vêm com bolsos, golas inspiradas nas dos quimonos e fechamentos com amarração. A blusa tem a manga tradicional de um quimono, mas sua assimetria, tecido e detalhes trazem um novo olhar para a tradicional vestimenta. As cores neutras como o preto e o branco evidenciam a silhueta e as texturas de mini-plissados do tecido.

Aya Ohara, integrante da Comunidade de Yuba, conta que ao fazer um quimono, os panos são costurados juntos, de modo a criar uma linha reta ao longo da coluna. Antigamente, as pessoas acreditavam que esta costura tinha o poder de impedir que os demônios se esgueirassem por trás, servindo como proteção.

Assista o vídeo completo sobre nossa conexão com a Comunidade Yuba.

Conheça a linha de quimonos clicando aqui

#quimono #kimono #comunidadeyuba #AtelieFY #fernandayamamoto #spfw #vestidos #casacos #plissados #spfwn52 #arte #moda #cultura #designjapones

 

Fernanda Yamamoto usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.