FY Visita: Yumi Kurita
2024-08-15
Nesta edição do projeto FY Visita, conversamos com Yumi Kurita @yumikurita.stylist, que assinou o styling do nosso último desfile no SPFW.
Yumi montou um acervo incrível @acervoyk com roupas e acessórios que garimpou ao longo dos anos. Com cerca de 15 mil peças, hoje aluga para produtores, stylists e pessoas que querem compor um look especial.
Seu trabalho é fortemente influenciado pela cultura japonesa, que é evidente em suas criações com camadas, shapes geométricos e peso com cores e texturas.
Yumi assina capas de revistas e editoriais de moda para Elle, L’officiel, Harper’s Bazaar, Schön! Magazine, além de figurinos para campanhas publicitárias
Fernanda Yamamoto: Como começou sua carreira na moda e o que te levou a ser stylist?
Yumi Kurita: Sempre tive o desejo de trabalhar com moda, desde criança. Essa paixão me levou a fazer faculdade de moda. No entanto, quando comecei meus estudos, não tinha ideia das diversas frentes de trabalho que a área oferecia.
Durante a faculdade, fiz estágio como estilista, mas logo percebi que não era exatamente isso que eu queria fazer. Meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi em Estilo, o que me deu um pouco mais de clareza sobre meu caminho. Tive também a oportunidade de trabalhar como figurinista, mas novamente senti que não era o que eu procurava.
Foi aos poucos que descobri o que realmente era o styling. Comecei a buscar stylists experientes para ser assistente e aprender mais sobre essa área. Consegui trabalhar como assistente da Renata Correia, uma profissional e mulher que admiro demais. Foi nessa época que descobri que era possível ser stylist e figurinista ao mesmo tempo, e comecei a balancear essas duas funções.
FY: O que é styling e quais os campos de atuação de um stylist?
Yumi: Styling é criar um estilo único para cada pessoa, propondo combinações diferentes por meio da moda, acessórios, roupas e mais. É sobre criar uma imagem completa. Apenas a roupa não basta. É preciso ter um bom casting, maquiagem, cabelo, iluminação – todos esses elementos influenciam na imagem final. A equipe inteira é parte fundamental do trabalho de styling, que também envolve um pouco de direção criativa. A imagem da roupa não se constrói sozinha.
As frentes de atuação de um stylist são variadas: personal styling é criar um estilo e uma marca pessoal para cada cliente; o dressing é vestir personalidades, o que pode levar ao trabalho com publicidade e integrar o glam team de celebridades. No styling para campanhas, geralmente se replica uma imagem fornecida pela marca ou agência, o que é mais próximo do trabalho de figurino, com menos espaço para criação. Já nos desfiles, há bastante liberdade criativa. Trabalha-se com diversos modelos e, junto com a marca, constrói-se uma imagem forte para a passarela. Essa colaboração resulta em uma troca enriquecedora, e cria-se algo único para o desfile.
FY: Como você começou o seu acervo de roupas?
Yumi: Sempre gostei de garimpar roupas e acessórios, seja em viagens ou mesmo localmente. Comecei com um quarto em casa, onde as roupas iam ficando das produções que eu fazia. Fui guardando e, aos poucos, abri o espaço para amigos e outros profissionais. Antes da pandemia, consegui fotografar tudo e, durante a pandemia, consegui organizar e alugar as peças.
Hoje, tenho um galpão de moda com mais de 15 mil peças. Tenho opções de peças novas, atuais e de estilos variados. Está tudo catalogado e organizado em salas. Alugamos para produtores, stylists e até mesmo para pessoas que querem compor um look para uma festa.
FY: Como iniciou a parceria com a marca e quais os principais diferenciais?
Yumi: Conheço o trabalho da Fernanda desde o começo. Sempre tive um radar para marcas de mulheres asiáticas, busco sempre essa troca de experiências com elas.
O trabalho manual foi o que mais me fascinou na marca. Cortar os quadradinhos na mão, colar, passar o ferro, experimentar bordados, fazer o próprio tecido – todo esse processo artesanal é encantador.
A marca sempre traz modelagens, cortes e estudos de roupas que têm a ver com o que gosto. Fiz o styling do último desfile e farei o do próximo, que será em outubro.
A equipe FY é pequena, mas trabalha de forma integrada, sendo muito unida e colaborativa. É muito bacana desenvolver um trabalho com eles.
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